Translate

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Educação contextualizada é tema de oficina pelo Programa Cisterna nas Escolas

#CisternanasEscolas
#Obas16anos
O Semiárido que pulsa e resiste

"É no direito de viver
que eu busco a informação
Educação, fé e trabalho
transformando o meu sertão..."

Entre os dias 11 e 13 de julho, aconteceu em Areia - PB, a Oficina Pedagógica de Educação Contextualizada do Programa Cisterna nas Escolas. Uma grande oportunidade de partilhar saberes, risos, angústias e refletirmos a importância da educação contextualizada como firmadora e afirmadora do conhecimento popular.


A academia e o saber popular se somaram em proposições, ampliando nossos olhares e entendimentos.
Pudemos debater sobre sucessão na agricultura familiar, os impactos dos fechamentos de escolas rurais, mobilização da comunidade, processos de resistência, estratégias de comunicação entre outros.

Sandra mostrando seus canteiros produtivos

Conhecendo experiência agroecológica da juventude
Como já é nossa prática, visitamos uma família em que um casal de irmãos Sandra e Erivan, no Sítio Floriano, na comunidade Lagoa Seca/PB que compartilharam seus saberes e práticas agroecológicas.


Com várias tecnologias espalhadas pelo sítio, o olhar se perde em contemplação e constatação de que na agroecologia é possível transformar as realidades.


A Segurança Alimentar e Nutricional também foi debatida, desde o contexto histórico até os dias atuais, provocando a reflexão de que é preciso debater nas escolas e comunidades o compromisso das gestões públicas em fortalecer os conselhos municipais e garantir a alimentação de qualidade para os estudantes.

E nessa grande ciranda de conhecimentos, em que mãos firmes referendam o compromisso com a educação contextualizada, é possível dizer:
Sim! Somos felizes no semiárido!






Nenhum comentário:

Postar um comentário