Translate

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Jovens de Barreira recebem certificado de qualificação profissional

Por Ricardo Wagner – Comunicador popular pela Obas
Fotos: Luis Neto


 O auditório da Obas ficou pequeno para abrigar a ansiedade e emoção dos 61 jovens concludentes dos cursos de Atendente Comercial, Cabeleireira e Audiovisual. Na noite de ontem (29) foi realizada a entrega dos certificados de conclusão desses cursos, promovido pela Obas em parceria com a Etica Brasile e financiados pela União Europeia.
Entre os convidados e convidadas para prestigiar o evento estavam familiares das/os jovens, representantes da Etica Brasile, educadoras/es, lideranças comunitárias, políticos e lideranças religiosas. Foi um momento de muita integração, organizado pela equipe do Projeto Trabalho e Bem Viver e que envolveu todas as alunas e alunos.
“Não basta capacitar a juventude: É preciso viabilizar a inserção desses jovens no mercado de trabalho e isso já vem acontecendo”, disse Jorge Pinto, coordenador do projeto, na abertura da solenidade. Ele citou a importante parceria com o Supermercado Casa Grande, que absorveu 25 participantes do projeto. “Quando isso ocorre, a juventude fica esperançosa e procura qualificar-se ainda mais. É motivo pra estimular outros jovens”, afirmou.





Cresce a vida

Cresce o tempo
Cresce tudo
e vira sempre
esse momento
Cresce o ponto 
bem no meio
assim como
o que a gente sente
e não diz
cresce dentro
Paulo Leminski

Oportunidade concreta –

 Leidiane Romão é um dos exemplos. Há tempos vem se qualificando nos projetos oferecidos pela Obas, chegando até a estagiar na instituição. “Pra mim, é mais uma alegria concluir esse curso, porque essas oportunidades a gente não pode perder. Estou muito feliz”, disse a jovem, que hoje é uma das contratadas pelo supermercado.









Turma do Audiovisual com equipe da Obas e convidados
Comunicar é um direito

"A Vida, esta vida que inapelavelmente, pétala a pétala, vai desfolhando o tempo, parece, nestes meus dias, ter parado no bem-me-quer..." 
José Saramago

A juventude do Audiovisual deu o seu recado, realizando um vídeo integrando os três cursos. Todo o processo foi articulado como um exercício, mas que serve para o portfólio dessa nova leva de profissionais. Tanto empenho serviu para observarmos que o futuro se faz presente na vida profissional dessas moças e rapazes.



Turma de Cabeleireiras e convidados/as
Autoestima e empoderamento
"Sonhe
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que quer..."
Clarice Lispector

Com as alunas do curso de Cabeleireira não foi diferente. Suas histórias de luta e perseverança reafirmam o empoderamento das mulheres como possibilidade de um mundo mais justo. A instrutora Andreane exemplifica o projeto como um estímulo às mulheres a mudarem suas realidades. “Tem meninas que já estão trabalhando por conta própria e pretendem se qualificar ainda mais. Essas oportunidades são sempre bem vindas”, afirmou.

Alailson Saldanha - Secretário Executivo da Obas
A juventude e o bem viver

"Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que compra pão às 6 horas da tarde, que vai lá fora, que aponta lápis, que vê a uva etc. etc.
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas."
Manoel de Barros

Com a voz embargada pela emoção, o secretário executivo da Obas - Alailson Saldanha – reafirma a juventude como um dos indicadores da instituição e rodopia no túnel do tempo, relembrando que “A Obas faz sua história não apenas promovendo o direito à água ou com grupos de agricultoras e agricultores. Nossas ações se ampliam no universo da juventude também. Além da capacitação profissional, nós nos preocupamos com a formação cidadã. Tanto que o projeto Trabalho e Bem Viver tem se destacado porque a juventude discute direitos e o processo organizativo. Ainda teremos muitas alegrias promovidas por essa turma”.

Agradecimentos
Aos familiares e amigas/os dos/as jovens concludentes, lideranças comunitárias, políticos, lideranças religiosas e a toda a equipe da Obas por abrilhantarem esse importante momento.



2 comentários:

  1. Muito feliz por fazer parte desta turma do Audiovisual que conclui essa incrível trajetória de formação, proporcionada por esta instituição pela qual tenho tanta admiração que é a Organização Obas, instituição essa que sempre trás o que tem de melhor para nosso povo em conjunto com às suas parceiras, foram muitas experiências vividas, muitos sonhos germinados, pode parecer um final, mas para mim tem um gostinho de inicio, o inicio de uma carreira profissional para muitos jovens dos quais tenho plena certeza de que foram muito bem capacitados para levarem uma vida profissional muito bem sucedida, deixo aqui desde já meu agradecimento a todos os professores que nos ajudaram nessa formação, assim como também agradeço a toda a equipe de apoio, idealizadores e fomentadores do Projeto Trabalho e Bem Viver, meu muito Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O futuro da juventude está no presente. Parabéns, Ari! Sucesso em seus passos.

      Excluir