Translate

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Projeto Trabalho e Bem Viver é iniciado em Guaramiranga


“A juventude não é o futuro: é o agora” Ezequias Frota

Hoje pela manhã, aconteceu o lançamento do Projeto Trabalho e Bem Viver no município de Guaramiranga.
O evento, que aconteceu no Hotel Escola do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, é o pontapé inicial do projeto naquele município, que ofertará cursos de capacitação profissional para jovens entre 16 e 29 anos.
A mesa de apresentação, composta por Maria Luiza (secretária de assistência social), Sr. Paulo Cavalcante (Presidente da Câmara de Vereadores), Jorge Pinto (coordenador do projeto), Geórgia Veras (técnica de gestão) e Zélia Oliveira (representante do Sindicato dos Servidores Públicos), dialogou com a juventude sobre a importância de parcerias que envolvem a juventude em modelos de desenvolvimento que promovam a cultura e necessidades locais, além de formação política e cidadania.

 “Somos pequenos retalhos, que vamos montar uma grande colcha, com muitas cores, saberes e juventude” – Com essa frase, Geórgia Veras ilustrou a necessidade de facilitar o diálogo com a juventude, respeitando os seus anseios.

Quem também enfatizou a importância de formações para a juventude foi Juliana Ferreira – Associação Água – “que respeitam os interesses da juventude e que dialoga com a capacidade do município em absorver esses jovens no mercado de trabalho”.

Zélia Oliveira - representante do Sindicato dos Servidores Públicos - falou da qualidade dos cursos ofertados pelo projeto. “Temos que preparar a juventude e dar oportunidades no município para que possam mostrar seus potenciais como profissionais responsáveis”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Paulo Cavalcante destacou a importância do município de Guaramiranga para o desenvolvimento do Maciço de Baturité, reconhecendo o potencial turístico como fonte de agregação de valor para a capacitação dos jovens. Ele finalizou dizendo que “A educação faz você ser o que quiser ser.”

Maria Luiza – Secretária de Assistência Social - lembrou da parceria histórica do município com a Obas desde os projetos que beneficiaram as famílias rurais (P1MC e P1+2) e os projetos de formação profissional para a juventude (Primeiro Passo).  “É importante formar opiniões e valorizar projetos que ampliam o diálogo e foco na juventude”.

Jorge Pinto apresenta a Obas
Após as falas da mesa de abertura, Jorge Pinto – coordenador do projeto -  citou a construção coletiva como elemento propulsor do projeto. “Minha vontade maior é que a juventude de Guaramiranga trace seus caminhos de conhecimento, com inserção no mercado de trabalho, mas que esteja diretamente ligada às mudanças que pretendem para o município”.





Larissa Lima apresenta o projeto para a juventude

Em seguida, a psicóloga do projeto, Larissa Lima dialogou com a juventude sobre o projeto, apresentando os cursos ofertados e metodologia aplicada.
Agora é iniciar os cursos com a certeza de que a juventude saberá conduzir seus caminhos.
Sigamos...



O Projeto Trabalho e Bem Viver pretende contribuir com a redução da vulnerabilidade socioeconômica e cultural de jovens, possibilitando seu protagonismo de forma justa, solidária e sustentável, sob a ótica da perspectiva do bem viver, viabilizando as vocações humanas de 1500 jovens em sintonia com as potencialidades territoriais de trabalho, complementando as ações das políticas públicas de empregabilidade e empreendedorismo existentes nos 13 municípios do Território do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará.

“Este documento foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva da Organização Barreira Amigos Solidários – Obas, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia.”

Por Ricardo Wagner - Comunicador Popular Obas







Nenhum comentário:

Postar um comentário