Translate

quarta-feira, 30 de março de 2016

Comissão Municipal de Russas promove debate sobre a água em escolas do município

Hoje pela manhã (30) a Comissão Municipal de Russas realizou uma roda de conversa alusiva a Semana das Águas, na Escola Municipal Joana Alves de Sousa, na comunidade Lagoa Grande, em Russas. A atividade é mais uma das que estão sendo realizadas pela comissão noutras escolas e instituições do município, com a presença de diversos órgãos como a Cagece, a Cogerh dentre outros.
A Obas foi convidada a falar um pouco da trajetória dos programas sociais que tem a água como direito humano universal, a partir da sua trajetória e participação nos movimentos sociais.

Coordenador Dervânio dá as boas vindas aos/as participantes
Contextualizando o Semiárido - O coordenador da escola, Dervânio Fernandes apresentou a Obas um pouco sobre um projeto que a escola vem desenvolvendo desde o ano passo, chamado "Agrinho", onde os estudantes contextualizam o bem viver no semiárido em disciplinas como o português, a matemática, a história e a arte. 

Cultura - Aliada ao tema da água, a escola promoveu um momento em que as estudantes apresentaram através de dança e paródia, uma manifestação retratando a importância da água. Estimular a produção cultural é de extrema importância para a facilitação do aprendizado.

Vamos cochichar - Com a participação de estudantes, professoras e professores, representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Russas, agentes de saúde, diretoria e coordenação escolar, a conversa girou em torno dos vários aspectos da água em nossos cotidianos, perpassando pelo direito universal à água, cuidados com os mananciais, as tecnologias alternativas de armazenamento e gestão dos recursos hídricos entre outros. Em tom descontraído, a Obas propôs que as crianças e adolescentes falassem das suas realidades com a água, e foi feito um breve diagnóstico oral sobre a comunidade, com depoimentos sobre a transformação nas vidas das famílias a partir do recebimento das cisternas, por exemplo. 

Voz e vez - Não foi difícil perceber o empenho da escola no que diz respeito a facilitar o processo de aprendizado através da reflexão, do conhecimento in loco. Os depoimentos das crianças e adolescentes transparecia conhecimento e consciência ambiental, interligado aos saberes tradicionais.citando variedades de sementes, suas formas de armazenamento, o gerenciamento da água, cuidados com a saúde e cidadania.

Ampliando o conhecimento - Ao final do encontro, a Obas entregou à escola um kit com publicações da Editora UFC (Universidade Federal do Ceará) e da Fundação Demócrito rocha. São livros que tratam da convivência com o semiárido, gênero, cidadania, poemas e romances. A ação faz parte de uma solicitação da Obas para essas instituições com o objetivo de promover o interesse pela leitura nas escolas das comunidades rurais.Também foi distribuído para as/os estudantes, o Candeeiro, publicação da ASA - Articulação do Semiárido Brasileiro, que possibilita olhares positivos para as vivências no semiárido. A edição nº 2127 traz a experiência do casal de agricultores dona Luzinha e seu Berrobró, daquele município. Além do Candeeiro, as crianças e adolescentes receberam o livreto "Álbum de Família", que conta de forma bem humorada e com desenhos, a trajetória do casal. 

O que vem por aí - A escola demonstrou bastante interesse nas atividades realizadas pela Obas, que está elaborando um calendário de oficinas que será apresentado no próximo encontro do FCSVJ - Fórum de Convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe, em abril. Certamente serão momentos de muita troca de experiência e saberes.
Sigamos...











Um comentário:

  1. Um dia muito bom para os alunos e todos que fazem a Escola Municipal Joana Alves de Sousa. Obrigado Ricardo pela sua valiosa vista.
    Gostaria de conversar com o senhor. Entre em contato pelo email: evenilsonsilva01@gmail.com

    ResponderExcluir