Translate

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

OBAS REALIZA EVENTO DE ENTREGA DE 92 CISTERNAS NA COMUNIDADE TORRE DE AÇO





Ontem, 4 de fevereiro, a comunidade Torre de Aço consagrou mais uma conquista: 92 famílias receberam as cisternas de placas!


Na ocasião, a Obas - organização responsável pela mobilização, cadastramento e construção das cisternas em parceria com a SDA - Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado do Ceará, promoveu um evento para a entrega do Certificado de Recebimento das Cisternas de Placas.



Durante a conversa com as famílias, foi exibido o filme "Um outro olhar", produzido pela ASA - Articulação do Semiárido Brasileiro, e lançada a XII Semana das Águas organizada pela Obas, que tem como tema "Água e Leguminosas - Promovendo a Segurança e Soberania Alimentar".










A comunidade falou das suas satisfações com as cisternas, que garantem água limpa e de qualidade, sem esquecer dos cuidados com a sua manutenção, evitando doenças. "Como agente de saúde, eu sempre falo pras pessoas que a higiene deve ser feita em todas as partes da casa, e a cisterna é um bem muito valioso. A gente deve manter a cisterna no cadeado pra não cair um animal, uma criança, e também colocar a tela de proteção pra não entrar insetos. Se pintar com cal, além de ficar linda, ela evita micróbios, bactérias... É a saúde da gente o que importa", disse Ana Cláudia, moradora da comunidade.

Durante todo o período que antecede a semana das águas, a Obas apresentará o Cine Obas nas comunidades de Barreira, levando entretenimento, informação e agitação cultural. O objetivo é levar às populações da zona rural as discussões das quais a grande mídia invisibiliza, como por exemplo, o semiárido rico em diversidade ambiental e cultural. 




Vale a pena ressaltar que ainda vão ser entregues 8 cisternas, para totalizar as 100 planejadas para a comunidade Torre de Aço, onde foi investido 274 mil reais, proporcionando qualidade de vida a essas famílias.



 Por Ricardo Wagner - comunicador popular pela Obas



Nenhum comentário:

Postar um comentário