Translate

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

x Café com Letras - CEJA Donaninha Arruda - Baturité

“Fazer poesia é tecer diálogos consigo mesmo; revelar-se no implícito das coisas” Regina Castro


O cheiro de capim santo misturou-se ao cheiro lunar e circulou pelos ares do CEJA Donaninha Arruda, em Baturité, trazendo-nos diversas sensações, permeadas das palavras postas no papel pelas alunas e alunos da escola.

Era chegada a hora do tão esperado X Café com Letras.

Numa noite cheia de luzes e cores, foi fácil identificar o empenho e satisfação de todas as pessoas envolvidas, desde o pessoal da limpeza até a diretoria.


“Esse evento não é de uma pessoa. É de um coletivo que se dedica a leitura, ao conhecimento e ao prazer das palavras... da poesia. É a culminância do trabalho cotidiano, que valoriza a cultura e os artistas locais, sensibilizando e convidando a comunidade a participar dessa construção”, foram palavras proferidas pela coordenadora Helena Vasconcelos.


Desde a sua criação, o Café com Letras tem como objetivo estimular o processo criativo que as palavras provocam. “A proposta é receber textos poéticos e socializá-los, para que não fiquem engavetados. A poesia do Maciço de Baturité tem que percorrer vários caminhos. Escrever é participar amorosamente da vida”, disse emocionado o diretor da escola, Sherlley Borges.


Diante de tanta trilha percorrida, ficou difícil para a organização citar todas as pessoas que se dedicaram a esse belo projeto, mas uma teve que ser lembrada diante de uma peculiaridade: a professora Regina Castro, idealizadora do projeto, mesmo passando por um momento delicado de saúde, dedicou um tempo para promover o texto de apresentação da publicação dessa edição, intitulada “Antologia”.




O canto, a dança, a interpretação de poesia concreta entrelaçada por trechos de músicas de artistas consagrados como Raul Seixas, Renato Russo e Tiê movimentaram o espaço.


É claro que todos os amantes das letras se envolvem e se entusiasmam com tamanha dedicação, diante de verbos que nos rodearam como mexer, arrumar, experimentar, brincar, cadenciar, conhecer, protestar, resgatar e produzir poesia.
Que chegue logo a décima primeira edição do Café com Letras.































Núcleo Gestor do CEJA
Diretor: Sherlley Kelly Borges
Coordenadoras: Ana Lúcia Nobre e Silena Aires
Secretária – Joana Pires
Café com Letras
Coordenação: Helena Vasconcelos, Cleone Moura e Glícia
Roteiro e Direção: Helena Vasconcelos
Cenário: Célia Torres, Eudásio, Paulo George, Laura Vicunha, Heloisa e Daiane.
Mural do cenário: Jussier Júnior e André Queiroz
Iluminação: César Monteiro
Atrizes e atores: Laura Nayra, Veridiana Torres, Francisco de Assis Gomes, Paulo George, Wemerson Queiroz, Hyllare Torres, Vera Diniz, Ligênia Kaprine, Edna, Brena, Ana Sofia e Marissol Furtado.
Músicos:
Teclado e violão: Cleciano Soares
Violão e voz: Rafael Silva, Jeanne Castro, Thalia Souza
Percussão e voz: Ligênia Kaprine
Atabaque: Leo Vasconcelos
Dança: Pitonho, Leandro Neres, Brena e Laura



Texto e fotos: Ricardo Wagner – comunicador popular pela Obas

Um comentário:

  1. Cheirinho de chá, lua avermelhada, poesia, encenação, arte, talentos pulsantes... Foi muito bom experimentar tudo isso num só lugar! Muito agradecida aos artistas e organizadores do X Café com Letras de Baturité por partilhar belezas, sensibilidades e emoções!

    ResponderExcluir