Translate

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Jovens de todo o Estado reúnem-se para a 3ª Conferência de Juventude do Ceará

Davi Barros - coordenador de juventude falando para as/os participantes

#3ConfJuv
#3ConfJuvCE

“A Juventude quer viver!”

Com essas palavras de ordem, jovens de todas as regiões do Estado compareceram à 3ª Conferência de Juventude do Ceará, que aconteceu entre os dias 5 e 8 deste mês. Com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Coordenadoria de Políticas para a Juventude, a turma pode discutir os anseios e direitos que envolvem os jovens, tomando como base o Estatuto da Juventude. Os eixos temáticos trataram de educação, saúde, esporte, inclusão social, população LGBTT’s, comunicação, populações indígenas, negras, direitos das mulheres, segurança entre outros temas, que se estenderam por todo o encontro.

Rafael, Viviane e Ari, representando o município de Barreira
O município de Barreira, que teve sua conferência livre com o apoio da Obas, enviou uma delegada - Viviane, e dois delegados - Rafael e Ari. Segundo esses jovens, o momento foi bastante proveitoso para perceber o nível de organização em que está a juventude. " É fundamental que todos os municípios participem pra que juntemos forças pra reivindicar a aplicação das leis que nos garante direitos", disse Rafael. A jovem Viviane, ressaltou a importância das mulheres negras nesse momento: "Eu me sinto cada vez mais preparada para lutar contra o preconceito que sofremos diariamente. E quando se trata de esporte, nós mulheres somos sempre esquecidas", ressaltou.

Auditório lotado  de boas energias
Provando que estão muito conscientes de seus direitos, a galera propôs várias moções, entre elas destacam-se o repúdio às PEC’s apoiadas pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha, como também uma moção de apoio aos trabalhos desenvolvidos pela STDS – Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – nos Centros Educativos, que tem levado projetos de educação profissional para jovens em situação de conflito com a justiça.

As diversas regiões do Estado tiveram a oportunidade de exercitar a cidadania elegendo delegadas e delegados para participar do Encontro Nacional, que acontecerá em Brasília, nos dias 16 a 19 de dezembro.

Boa sorte, galera!

Ricardo Wagner – comunicador popular pela Obas


Nenhum comentário:

Postar um comentário