Translate

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A importância da capacitação profissional para jovens do Programa Primeiro Passo

Dinâmica apresentada no curso de assistente administrativo do Projeto Viver Criança, em Caucaia.

Na semana passada, a Obas – Organização Barreira Amigos Solidários - visitou instituições que estão realizando os cursos ofertados pelo Programa Primeiro Passo. O objetivo foi colher informações sobre as expectativas da juventude após a conclusão do curso, olhares para o presente e perspectivas de futuro. 
Foram visitados em Fortaleza o Centro Comunitário Luíza Távora, o CITS Mucuripe e em Caucaia o Projeto Viver Criança.
Durante as conversas, o tema recorrente foram as provas do Enem. Segundo as alunas e alunos, as aulas sobre Direitos Humanos e Cidadania - do Programa Primeiro Passo - foram fundamentais para a redação, cujo tema foi a “Permanência da violência contra as mulheres na sociedade brasileira”.
Leia alguns depoimentos:

Centro Comunitário Luíza Távora – Alunos do Curso de Fotografia

 
Jerry Sousa Freitas - “Eu tenho 16 anos e faço o 9º ano de manhã. Moro com a minha mãe e três irmãos. Ela trabalha como faxineira e eu já trabalhei no comércio, mas não era de carteira assinada. Eu já fiz curso de informática e pretendo fazer uma faculdade, mas não decidi ainda qual. Agora eu resolvi fazer esse curso de fotografia porque eu sempre achei legal uma fotografia bem feita. Logo no começo do curso, quando a gente teve aula sobre direitos humanos, eu comecei a perceber que posso fazer vários cursos e não quero mais perder a oportunidade. Quanto mais a gente aprende, mais a gente se torna uma pessoa valiosa pro mundo”.



Isandra Silva dos Reis – “Eu tenho 18 anos e moro com minha mãe, meu pai e duas irmãs. Estou no 3º ano pela manhã e já trabalhei com telemarketing. Eu pretendo cursar psicologia. Já fiz curso de informática e fiquei sabendo desse curso do Primeiro Passo através da minha mãe, que frequenta o Centro Comunitário. Eu sempre me interessei por fotografia, e agora que surgiu essa chance, eu não quero perder. A fotografia vai servir também pra minha vida pessoal”.





CITS – Mucuripe Aluno do Curso de Conserto e Manutenção de Computadores



Renato Lênin – “Fiz 18 anos e moro com a minha mãe e minha irmã. Tô fazendo o 9º ano de noite. Eu já trabalhei de assistente de mecânico, entregador de água e vendi merenda. Minha vó e e minha mãe sempre dizem pra eu me ligar no meu futuro. Aí eu quis aprender várias coisas e servir pra sociedade. Nas aulas de cidadania do Primeiro Passo, a gente aprendeu sobre racismo e as doenças transmitidas pelo sexo sem proteção. Às vezes a gente quer saber de alguma coisa e não tem a quem perguntar. Agora não tem desculpa. Eu quero fazer educação física, porque é importante cuidar da saúde e praticar esporte. Isso é o que eu penso pro meu futuro”.



Projeto Viver Criança – Alunos do Curso de Assistente Administrativo


Rudmuller Miranda – “Eu faço o 2º ano, tenho 16 anos... Moro com a minha mãe, meu pai e meu irmão. Vou tentar o Enem pela segunda vez, pois estou me preparando para a universidade, mas não decidi sobre administração, engenharia ou direito. Eu soube do Primeiro Passo através do Projeto Viver Criança. Fiquei interessado pelo curso de auxiliar administrativo porque eu sei que traz muitos aprendizados. Sobre a redação do Enem, é essencial que as leis estejam presentes e tornem eficaz o modelo atual da Lei Maria da Penha, com palestras de conscientização sobre a persistência da violência contra a mulher e campanhas publicitárias, para buscar os direitos que cada mulher tem, de ir e vir com igualdade”.



Elany Silveira (17 anos, faz o 3º ano, mora com o pai, a mãe e duas irmãs) – “Eu já trabalhei dando aulas de reforço escolar. Minha mãe soube do curso do Primeiro Passo porque passou um carro de som aqui anunciando o curso. Eu vim fazer porque eu quero aumentar meus conhecimentos e esse curso é muito bom. Eu fiz o Enem porque eu quero fazer publicidade. A prova desse ano estava mais difícil e a redação foi muito importante porque os índices de violência contra as mulheres são assustadores e precisamos conscientizar as pessoas”.






Fique sabendo – O Programa Primeiro Passo é uma ação voltada para a formação de jovens, ofertado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, e a Obas é a instituição executora.

Ricardo Wagner – Comunicador popular pela Obas



Nenhum comentário:

Postar um comentário