Translate

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Pacoti recebe jovens do Maciço de Baturité para a Etapa Regional da 3ª Conferência de Juventude do Ceará

“Juventude quer viver – me poupa do vexame de morrer tão moço”.
Leonardo dá suas impressões sobre políticas públicas para a juventude

#Juventudeebemviver
Durante o sábado (10), jovens dos 13 municípios que compõem o Maciço de Baturité reuniram-se na Escola de Ensino Médio Menezes Pimentel, em Pacoti, para encaminhar as ações propostas em seus municípios para a 3ª Conferência de Juventude do Ceará.
A mesa de abertura, composta por gestores da educação e do planejamento de Pacoti, promoveu as boas-vindas à juventude e aos representantes do governo do Estado e organizações da sociedade civil. 

O jovem Leonardo – do município de Aracoiaba – compôs a mesa, disse que “é preciso acrescentar o vexame de não ser visto, pois o jovem continua invisível na sociedade brasileira. Se fala que o jovem é o futuro e não pensam no presente da juventude. A gente acaba sendo excluído”.

Camila Silveira fala sobre a violência provocada pelo machismo.
Segundo Camila Silveira, Coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher – “combater o machismo e o patriarcado é uma tarefa cotidiana, e as jovens mulheres também se deparam a toda hora com abordagens aparentemente ingênuas, mas que as agridem de todas as formas. É preciso conscientizar os homens e torná-los aliados à luta contra o machismo e a violência praticada contra as mulheres”.

Para o Coordenador da Igualdade Racial – Sula – “mesmo com todo o esforço do governo do Estado, que tem dado toda a atenção, ainda há muita violência com a juventude negra. É preciso envolver mais a juventude no debate”.

A Obas foi representada pelo comunicador popular Ricardo Wagner, que ponderou sobre o protagonismo juvenil, a atuação das mulheres, negras e negros, indígenas, quilombolas e LGBTT’s, na proposição das políticas de enfrentamento à violência e ao êxodo rural juvenil e educação contextualizada no campo e para o campo.

Felipe Kim – Assessor Jurídico do Governo do Estado, lembrou que o ano de 2015 é um ano de conferências (de mulheres, indígenas, LGBTT’s) e que “a juventude tem que firmar seus posicionamentos, ressaltando a importância da interiorização das políticas públicas pra juventude”.
O debate foi muito rico, e a partir da leitura do regimento interno, foram divididos grupos para discutir os eixos temáticos.

Júlio Rodrigues lê as propostas do eixo Comunicação
O estudante do IFCE/Campus Baturité e integrante do Kizomba, Júlio Rodrigues, participou do eixo sobre Comunicação e Liberdade de Expressão. Sua reflexão deu-se sobre a democratização da mídia, onde sua indignação foi latente quanto a manipulação dos grandes meios de comunicação, enfatizando principalmente os programas policiais, que criminalizam a juventude negra o tempo inteiro.  Foram debatidos o marco regulatório da internet, rádios comunitárias, comunicação popular e expressividades através de várias linguagens (fanzine, grafite, hip hop, dança, cordel, etc.).


Rafael Silva lança suas propostas para representar o município de Barreira.
Ari Filho - um dos delegados que representará Barreira

















Ao final do dia, a galera fez a leitura do que foi debatido em cada eixo. Educação contextualizada para o campo e capacitação profissional foram pontos bastante discutidos, além de acesso à cultura e lazer. 

Foi o momento também para eleger as delegadas e delegados para o próximo momento que acontecerá em Aracati, considerando a paridade de gênero e distribuição por municípios.


 As/Os jovens que representarão Barreira são: Ari Filho, Rafael Silva, Mayane Castro, e Viviane Martins.

Agora é aproveitar os ventos que sopram de Aracati para espalhar todos os encantos e desejos da juventude por uma sociedade mais justa e igualitária.
Há braços...
Juventude de Barreira integrada à juventude dos outros municípios do Maciço de Baturité
Municípios que fazem parte do Maciço de Baturité - Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.

Por Ricardo Wagner – Comunicador popular pela Obas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário