Translate

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Jovens recebem capacitação em informática pelo Programa Primeiro Passo


Oportunidade!

Foi a palavra que os jovens do curso de Assistente Administrativo utilizaram para definir a importância da formação que o Programa Primeiro Passo tem em suas vidas.
Nesta quinta (01), o setor de comunicação da Obas - Organização Barreira Amigos Solidários - visitou a Escola Mário Hugo Cidrack do Vale, no Bairro Antonio Bezerra, onde está acontecendo o módulo de informática. A estrutura da escola permite que as 13 moças e os 7 rapazes consigam absorver confortavelmente a proposta metodológica aplicada pelo instrutor Teles, que há muito vem contribuindo com seus conhecimentos junto ao programa.
Instrutor Teles passa orientações aos alunos

Numa rodada de conversa bem informal, a galera teve a oportunidade de citar as mudanças e perspectivas que tem ao final da formação.

Emerson Barroso, de 22 anos, nos contou que trabalhou como promotor de vendas durante 3 meses e hoje trabalha como auxiliar de costura numa pequena facção. Ele mora com os pais e quatro irmãos. O jovem, que cursa o 3º ano à noite, sonha em estudar gastronomia ou educação física. Determinado, Emerson disse que já fez outro curso pelo Primeiro Passo, e que não irá perder nenhuma oportunidade de ampliar seus conhecimentos principalmente porque "essa formação enriquece o currículo".
Emerson (ao centro) digitando exercício proposto na formação
As meninas são a maioria nessa turma, e a Jeanny Huendrya, de 16 anos, fez questão de dar seu depoimento. "Eu soube do Primeiro Passo através da visita da Isabel na escola. Eu sempre via vários estudantes com a camisa do projeto mas não sabia o que era. Quando tivemos mais informações e comecei o curso, percebi que é uma ótima oportunidade de aprender. Eu já tinha começado um curso particular mas tive que cancelar porque eu não tinha como pagar. De agora em diante, quero fazer o máximo de cursos pelo Primeiro Passo", afirmou. Jeanny mora com a mãe e 3 irmãos, faz o 9º ano à noite e pretende estudar educação física, como o seu amigo Emerson. 

Jeanny e Emerson, durante a aula
 Por quatro vezes, a palavra "oportunidade" circulou por aqui, e não por acaso. Trata-se de entender o que é preciso fazer para transformar as realidades das juventudes que certamente tem mãos para agarrá-la. E isso o Programa Primeiro Passo tem feito.

O Programa Primeiro Passo é uma ação de formação social e profissional do Governo do Estado do Ceará, através da STDS - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com a Obas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário