Translate

terça-feira, 12 de maio de 2015

Unilab reúne organizações para discutir ações para o Maciço de Baturité

Na manhã de hoje, 12 de maio, a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) abriu suas portas para uma reunião de apresentação das ações das diversas instituições que atuam no território do Maciço de Baturité.

“É saber, participação, bem viver, democracia, articulação com os grupos de base, trabalho coletivo, saber popular, dinamismo institucional, arte e cultura, solidariedade, integração, trabalho, gênero, geração e empoderamento dos atores e atrizes que atuam no território”. Com essas palavras ditas coletivamente, foi construída a frase proposta na dinâmica, simbolizando o entendimento sobre desenvolvimento territorial.

A professora Clébia Freitas, coordenadora da Intesol, demonstrou seu entusiasmo ao apresentar a estratégia de inclusão produtiva que a Unilab vem desenvolvendo com as famílias que tem na prática da economia solidária a afirmação das inúmeras possibilidades que esse modelo de economia traz.
 Em seguida, Thiago Ramalho, comunicador da Obas, apresentou dois projetos em andamento: “Feiras Solidárias” e “Juventude, Trabalho e Bem Viver”, apoiados pela PPP-Ecos e União Européia, respectivamente. “Foi um momento bastante interessante, já que as outras instituições participantes puderam conhecer mais sobre o projeto e o quanto ele contribuirá com a agroecologia e as discussões do papel político da juventude, por exemplo”, afirmou o comunicador.

O Cetra explanou sobre a chamada pública de Ater e os municípios de atuação, assim como a Copasat que trouxe seu histórico institucional e suas ações em andamento.



Com a valiosa fala do professor Ribamar Furtado, pudemos refletir e propor como encaminhamento um evento de diálogos e saberes, a fim de aproximar a academia e a comunidade em propostas que evidenciem as práticas agroecológicas, a participação popular e a economia solidária, partilhando os acúmulos de experiências e discutindo novas ações.

São os saberes rodopiando pelas serras do Maciço...

  Participaram da reunião: profª Clébia Freitas (Unilab), Dalber (estudante de Agronomia da Unilab), Tassia e Silvanar (estudantes de Administração Pública da Unilab), Gisele (bolsista Intesol),Thiago Ramalho e Ricardo Wagner (comunicadores populares pela Obas), Rafael (bolsista Intesol), Suyane, Manoel  e Neila Santos(Cetra), Talina, Egma e Túlio (Coopasat) e prof. Ribamar Furtado (Unilab).

 Por Ricardo Wagner – Comunicador popular pela Obas/ASA


Nenhum comentário:

Postar um comentário