Translate

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Jaguaretama recebe encontro do Fórum de Convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe


Nesta quinta-feira, 09 de março, cerca de 50 pessoas participaram da reunião do Fórum de Convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe (FCSVJ), que ocorreu em Jaguaretama. No encontro, foram discutidas as ações realizadas durante a Semana das Águas, a escolha de municípios para os projetos de primeira água (P1+2) do MDS, o regulamento do concurso cultural para a escola da logo do Fórum, lançamento de Candeeiros, entre outros. Estiveram presentes no evento, representantes da Obas e da Comtacte, além de agricultores a agricultoras do Vale do Jaguaribe.


A manhã foi iniciada com uma mística de acolhida realizada por representantes da Comissão Municipal de Jaguaretama. Os agricultores João Neto, Genival e Evandira deram as boas vindas aos participantes. 


A Banda de Flauta Sementes, do Centro Espírita Bezerra de Menezes, que fica em Jaguaretama, fez uma apresentação com músicas de Luiz Gonzaga.


Logo após, representantes da Cáritas Regional, Cetra e Esplar apresentaram o Programa de Sementes do Semiárido.


Ainda durante a manhã, foi realizada a “Colheita da Semana das Águas”, onde os municípios que compõem o Fórum puderam compartilhar suas experiências e atividades realizadas durante a Semana. Uma carta de agradecimento foi lida e entregue ao agroecologista Francisco Saldanha por sua contribuição na Trilha das Águas. Em seguida, foram realizados os lançamentos dos Candeeiros realizados com a agricultora Maria das Graças - de Iracema, Maria Santa e Maria do Socorro - ambas de Limoeiro do Norte.


No período da tarde, foi apresentado o regulamento do concurso cultural “Qual a cara que o Semiárido tem?”, que visa à criação da logo para o FCSVJ.
 
O ponto alto do encontro foi a escolha dos municípios que irão receber as novas cisternas de primeira água, do P1+2, realizado pela Obas em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Em votação, os municípios selecionados foram Russas e Jaguaribe.

 O próximo encontro ocorrerá em Limoeiro do Norte no próximo dia 11 de junho.

Texto e fotos: Mara Cibely


























Nenhum comentário:

Postar um comentário