Translate

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Barreira completa 28 anos



Hoje, dia 15 de abril, o município de Barreira completa 28 anos de emancipação política. Mas você sabe por que a cidade tem esse nome? “Barreira” faz referência o solo da região, que desde 1938 tinha como denominação original “Barreira Vermelha”.

Localizada entre os rios Pacoti e Choró, a microrregião do Maciço de Baturité foi habitada por índios Jenipapo, Kanyndé, Choró e Quesito. Com a chegada dos Jesuítas e a catequização dos indígenas, técnicas de produção, especialmente de carne seca, foram iniciadas na região. Em seguida, vieram a mandioca e o algodão, que ajudou no surgimento de fazendas e núcleos urbanos, como Barreira por exemplo. Hoje, a cidade é conhecida como a “Terra do Caju”, com florestas de cajueiros, onde o cultivo da castanha movimenta economicamente as diversas fábricas familiares existentes no munícipio.

No município, a Obas atua na formação da juventude, com o projeto de capacitação “Primeiro Passo”, em parceria com o Governo do Estado, que formou 337 alunos. Além disso, foram construídas até 2014, aproximadamente 1.700 cisternas de placas, e estão previstas para implementação em 2015, outras 1.500 unidades, em parceria com o Fórum Cearense de Convivência com o Semiárido (FCVSA), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Ética Brasile e Rotary Club, totalizando 3.200 cisternas em todo o município.







Nenhum comentário:

Postar um comentário